Alice Salazar é um exemplo brilhante de que a paixão e a dedicação podem mesmo transformar vidas. Com um currículo que se destaca por grandes conquistas, essa gaúcha começou sua jornada como maquiadora com um sonho e uma vontade inabalável de fazer a diferença. Com anos de experiência, conquistou o respeito e a admiração de colegas e clientes, tornando-se uma referência internacional no setor da beleza. Com marca própria, Alice tem uma rede de franquias da sua marca, e sua influência vai além dos palcos e estúdios, alcançando milhões de mulheres que encontram nela uma fonte de inspiração. Alice não só domina sua arte com maestria, mas também compartilha generosamente seu conhecimento, ajudando outras mulheres a descobrirem e expressarem sua própria beleza e força. Sua história é um poderoso lembrete de que, com coragem e perseverança, é possível transformar sonhos em realidade e deixar uma marca indelével no mundo.
REVISTA MODAA: O que te levou a empreender?
ALICE SALAZAR: Eu sempre tive uma paixão muito grande por maquiagem, e com o tempo percebi que poderia transformar essa paixão em um grande negócio. A vontade de levar minha visão de beleza para outras pessoas e de ajudar mulheres a se sentirem mais confiantes foi o que me motivou a empreender. Além disso, vi uma oportunidade de criar uma marca pessoal forte e de construir algo que fosse realmente meu. Foi daí que surgiu também a ideia da Rede de Franquias Alice Salazar Store. Dessa forma eu consigo reverberar meu trabalho em todo o país, e levar a autoestima pra todas as regiões do Brasil.
REVISTA MODAA: As coisas foram previstas ou foram acontecendo?
ALICE SALAZAR: Foi um misto de planejamento e de deixar as coisas fluírem. Eu nunca tive uma visão muito clara de onde queria chegar, afinal, trabalhar com a internet é algo muito novo e eu fui uma das primeiras a encarar esse desafio. Mas precisei me adaptar às oportunidades e desafios que surgiram ao longo caminho. Muitas vezes, o caminho do empreendedorismo é imprevisível, e saber navegar por essas incertezas é fundamental. Então deixei fluir, mas nunca deixei uma oportunidade escapar. E quando algo dava certo, o planejamento sempre começava a fazer parte do processo.
REVISTA MODAA: Quais as dificuldades iniciais? E as de hoje?
ALICE SALAZAR: No início, a maior dificuldade foi conquistar a confiança das pessoas e mostrar que eu tinha algo único a oferecer. Além disso, a falta de recursos financeiros e o desafio de gerenciar tudo sozinha foram barreiras significativas. Hoje, as dificuldades são outras. Com a expansão da marca, a responsabilidade aumenta, e a necessidade de inovar e manter a relevância no mercado é constante. Gerenciar uma equipe grande, saber delegar e aproveitar as expertises de cada um é muito importante. E lidar com a exposição pública também é um desafio que exige atenção, pois sempre tenho que ter a responsabilidade sobre o que falo nos meus conteúdos, lives, e de como me porto pessoalmente também.
REVISTA MODAA: Você se inspirava em outras mulheres?
ALICE SALAZAR: Com certeza! Sempre admirei mulheres fortes que conquistaram seu espaço em diferentes áreas, como a Coco Chanel, que revolucionou o mundo da moda. Helena Rubinstein, que inovou no mundo da maquiagem. Também me inspiro em mulheres empreendedoras brasileiras que, assim como eu, tiveram que superar muitos obstáculos para alcançar o sucesso. E não posso deixar de citar minha mãe, que me transmitiu o caráter e o dom de maquiar.
REVISTA MODAA: O que você faria diferente se pudesse recomeçar?
ALICE SALAZAR: Se eu fosse recomeçar, pensaria em fazer licenciamento de maquiagem com alguma marca já existente de maquiagem, como a gente vê muito no mercado. Isso traria um crescimento muito maior pra marca. Mas, como comecei quando ninguém fazia isso ainda, tive que começar sozinha. E isso também tem os prós e contras, porque hoje, a marca ser própria, familiar, traz muito mais possibilidade para o futuro. Só que ela cresce mais devagar.
REVISTA MODAA- Qual a parte difícil da fama?
ALICE SALAZAR: A fama traz muitas coisas boas, como o reconhecimento e as oportunidades de expandir a marca. Também recebo muito amor, ao vivo e online, e isso é revigorante. Mas ser conhecida, também vem com desafios. A exposição constante, uma certa perda de privacidade e a pressão podem ser desgastantes. Além disso, lidar com críticas e comentários negativos faz parte do pacote, e é preciso ter um emocional forte para não deixar que isso abale. Mas essa parte já está muito bem resolvida na terapia… kkkkk.
REVISTA MODAA: Em sua opinião, qual o valor de uma marca pessoal para a carreira?
ALICE SALAZAR: A marca pessoal é tudo. Ela é o que te diferencia no mercado, é a sua identidade. Construir uma marca pessoal forte te ajuda a criar uma conexão autêntica com o público, e isso é algo que nenhuma estratégia de marketing pode substituir. A marca pessoal é a base sobre a qual tudo o que construí foi edificado, e é o que me permite me manter relevante e em constante crescimento.
REVISTA MODAA: Qual a importância de grupos de mulheres empreendedoras para fortalecer seu negócio?
ALICE SALAZAR: Esses grupos são fundamentais. Estar cercada por outras mulheres empreendedoras oferece apoio, inspiração e troca de experiências. Muitas vezes, nós enfrentamos desafios semelhantes, e poder contar com uma rede de apoio faz toda a diferença. Alémdisso, esses grupos fortalecem o networking e podem abrir portas para novas parcerias e oportunidades de crescimento. Juntas, somos mais fortes e podemos alcançar voos ainda maiores!
REVISTA MODAA: Que recado ela deixaria para quem está começando um negócio no digital agora?
ALICE SALAZAR: Começar no digital exige muito estudo, dedicação e persistência. Você vai ter alguns resultados bons, e outros não tão bons. Então esteja preparado para isso. Não adianta copiar o que os outros estão fazendo: você precisa encontrar o seu diferencial, o que você faz de diferente no mercado, qual a transformação que as pessoas terão ao assistir seu conteúdo, e investir nisso. O digital é um lugar para quem tem coragem de ser quem é, de mostrar vitórias e também vulnerabilidade, e de se conectar de verdade com as pessoas.
REVISTA MODAA: Você poderia nos indicar algum livro que te ajudou a manter o equilíbrio mental para empreender?
ALICE SALAZAR: Sim! O livro: Ikigai, de Héctor García e Francesc Miralles -“Ikigai é um termo japonês que significa "razão de ser" ou "aquilo que dá sentido à vida". É a combinação das palavras "iki", que significa "vida", e "gai", que se traduz como "razão" ou "propósito. É excelente!
REVISTA MODAA: Agradecemos sua participação neste espaço que visa inspirar e impulsionar mulheres à buscarem sua essência para se realizarem, e pedimos para você encerrar com uma frase!
ALICE SALAZAR: Não espere pelo momento certo: crie o seu momento. Transforme desafios em oportunidades e sonhos em realidade! Boa sorte!