Editora-chefe da Revista MODAA, formada em Comunicação Social, publicitária, escritora do Livro finalista do Prêmio Jabuti 2024 - Tudo Comunica Você, sobre Branding e Inteligência Espiritual, é pós-graduada em Psicanálise e Neurociências, mãe de dois adolescentes e criadora de conteúdo pelo Instagram @tudocomunicavc e na comunidade de estudos @energizzie.
Você acredita na afirmação acima? Não é possível que você nunca tenha percebido os sinais. Quando algo está para acontecer ou chegar na sua vida, algumas pequenas manifestações acontecem. Vamos relembrar?
Aquele momento em que você ouviu nas palavras de um amigo, exatamente o que você precisava para encaixar um pensamento seu e resolver um problema?
Um texto que você abriu aleatóriamente e te mostrou o caminho certo a seguir?
Ou aquele imprevisto que te atrasou alguns minutos e fez você escapar de um acidente?
Será isso a mão de Deus ou um sincronismo com o Universo que te encarrega, no momento certo, no lugar certo, com a pessoa certa, na situação perfeita?
Uma vez li um livro chamado A CURA, que dizia que as pessoas tem o dom de curar as outras em simples conversas. Uma simples troca de energia possibilitaria curar o problema de outra pessoa. Talvez seja a explicação para o Reiki, para 'Passes' Espíritas, para 'benzimentos', simpatias e tantas outras técnicas que eu não conheço e muitas das quais eu já ouvi falar.
Pode-se pensar que nada acontece por acaso. Seja Deus, seja o Universo ou o Acaso, esta semana ao atualizar o blog e fuçar na internet coisas interessantes para refletir e pautar a nova revista, sem querer, abri um vídeo do Pastor Cláudio, em que ele gritava algo assim: - "Para de olhar para o lado e querer competir com o vizinho! Quer ser feliz? Tente vencer você mesmo. Seja hoje melhor do que você foi ontem!" E ele me curou! (eeee aplausos!!!) Brincadeira. Mas ele me ajudou a resolver um dilema na minha cabeça sobre sucesso. Não gosto que me desejem SUCESSO. Infelizmente eu não fico confortável quando eu escuto isso ou quando elogiam demais algo que eu tenha conseguido. Junto com o Sucesso as pessoas estão desejando que eu:
- Seja competitiva! Trabalhe até mais tarde! Estude mais.
- Pense no lucro! Ganhe mais dinheiro, nem que eu tenha que passar por cima dos meus concorrentes.
- Emagreça. Cuide da minha saúde.
- Seja como esperam que eu seja, para ser mais previsível e por que não 'controlável' talvez?
- Seja mais racional. Não tenha mais filhos. Fale menos palavrões. Fale mais baixo. E mais um monte de coisa pré-determinada.
E pior de tudo:
- Que eu me compare com os outros para superar eles. Não tem nada mais detestável que isso. Concorda?
Eu passei uma vida tentando entender certas coisas que nem sempre são boas no abismo profundo que eu sou: sentimentos, problemas mal resolvidos, traumas, medos, inseguranças, acertos e desacertos e muito mais quebradas de cara que fizeram eu ser o que eu sou. Eu tenho crenças em coisas que apenas sinto e que não são palpáveis e não tem explicação. Eu preciso usar a uma boa dose de emoção e responsabilidade com o que falo, e defendo mais o meu direito de ser assim, do que a própria ideia defendida, porque conseguir ouvir a voz que vem de dentro e respeitar ela é muito mais dificil que seguir o que esperam de mim. Se já é dificil uma pessoa se amar, se encontrar, se respeitar, como é que essa criatura será feliz e com sucesso, se comparando com outros? Não dá para mim. (Affff.)
E você, sabe o real significado de sucesso para você? Já pensou sobre isso? Como você espera que o universo conspire ao seu favor se você não conspira ao seu próprio favor?
Prefiro não ter esse tal "sucesso". Não quero ser melhor que alguém... Abaixo, compartilho um parágrafo da página O segredo:
"De uma coisa podemos ter certeza: de nada adianta querer apressar as coisas. Tudo vem ao seu tempo, dentro do prazo que lhe foi previsto. Mas a natureza humana não é muito paciente. Temos pressa em tudo! Aí acontecem os atropelos do destino, aquela situação que você mesmo provoca, por pura ansiedade de não aguardar o tempo certo. Mas alguém poderia dizer: Mas qual é esse tempo certo?"
O nosso tempo certo nem sempre é resolvido pela gente. O universo tem uma boa dose de responsabilidade nas coisas que somos hoje. Nem tudo é planejado, nem tudo é previsto. Quer ser feliz? Então não tenha pressa, não se compare, se conheça, se questione e acima de tudo: se respeite.
O maior problema das pessoas, normalmente, é a insatisfação. Raramente se contentam depois que alcaçam o que desejaram. Se de um lado temos a lei da evolução e ela é constante, e nos faz querer mais e mais, por outro lado temos a internet e as mídias sociais que nos mostram a "felicidade" do vizinho como melhor que a nossa. Temos vivido o que alguns dizem ser a era da inveja, com disputas e competitivade muito acirradas. Olha-se muito para os lados e não para dentro. Devemos olhar o real valor das coisas e não o seu preço.
Tudo muda quando encaramos cada dia como uma possibilidade de vitória, de conquista, de construção, quando encaramos o que já conquistamos como vitória, quando mudamos nossos valores, aprendendo a ouvir os sinais que o Universo dá.
O meu universo conspira ao meu favor. E ao seu também. Estamos numa roda viva para a nossa melhoria contínua. E ela começa por dentro.
Hoje resolvi escrever isso para engajar qualquer pessoa que leia este texto a participar comigo deste processo de olhar para dentro de si mesma e fazer algo realmente importante: ser feliz de verdade. Sem comparações e sem buscar sucesso.
Vamos começar?
Anna Flávia de Abreu Macari é publicitária e editora chefe da Revista MODAA.