08/08 | Dia 08/08 Dia Nacional de Combate ao Colesterol

Hoje dia 08/08 comemora-se o Dia Nacional de Controle ao Colesterol.

E você tem cuidado do seu?

Garanto que já ouviu muitas vezes esta palavra: C O L E S T E R O L... Mas você sabe o que é?

O colesterol é considerado um tipo de gordura produzida em nosso corpo. Está presente em alimentos de origem animal, como carnes, leite integral, ovos, etc. Ele desempenha funções essenciais como produção de hormônio e vitamina D. O excesso de colesterol é prejudicial e aumenta o risco de desenvolver doenças cardiovasculares.   Existem dois tipos de colesterol: LDL (ruim pois provoca entupimento das artérias) e HDL(bom, pois retira o excesso de colesterol nas artérias, impedindo o depósito da placa de gordura). 

Alimentos ricos em colesterol, que devem ser evitados:

- Bacon

- Chantilly

- Ovas de peixe

- Biscoito amanteigado

- Doces cremosos

- Pele de aves

- Camarão

- Queijos amarelos

- Carnes vermelhas gordas

- Gema de ovos

- Sorvetes Cremosos

- Creme de leite

- Lagosta

- Vísceras.

 

A MODAA juntou mais alguns cuidados que podem ajudar o colesterol a diminuir e fazer bem a sua saúde e ao seu coração de modo geral, vamos conferir?

 

1) Diminua o sal! 

O sal aumenta a pressão e é causa de outras doenças do sistema cardiovascular. 

2) Fuja do Stress!

O estresse aumenta os níveis de pressão e o risco de doenças cardíacas. 

3) Faça atividades físicas. 

Fazendo atividades físicas com frequência seu coração trabalhará com mais eficiência, fazendo o sague fluir melhor e as artérias ficarem mais flexíveis e saudáveis. 

4) Ame!!!

Estudos mostram que fazer sexo pelo menos 1 vez por semana aumenta os níveis de anticorpos que combatem doenças e nos mantém mais saudáveis. O hormônio Oxitocina é liberado podendo suprimir os hormônios do estresse. 

5) Mantenha-se no seu peso ideal. 

A obesidade aumenta o risco de morte por doenças do coração, pois ela é a causa de alterações metabólicas que favorecem doenças como hipertensão, aterosclerose e diabetes. 

6) Selecione seus alimentos. 

Dê preferência para uma alimentação balanceada, evitando o sódio, a gordura trans e as saturadas. Alimentos com fibras e antioxidantes são fundamentais para a saúde num todo. 

7) Cheque sua pressão!

Verificar sua pressão é uma boa maneira de detectar hipertensão. Um diagnóstico precoce é importante para controlar uma possível doença. 

8) Durma bem!

Quem dorme menos de 5 horas por dia tem 30% mais risco de desenvolver doenças cardíacas, pois isso resulta na compressão dos vasos sanguíneos e no aumento da pressão arterial. Também afeta a regulação do açúcar no sangue, contribuindo para doenças cardíacas. 

9) Não fume!!!

Se você fuma, corre um risco 3 vezes maior de sofrer de infarto agudo do miocárdio. 

10) Depois dos 30, faça exames ao menos 1 vez ao ano. 

Somente fazendo exames você poderá conferir se está acertando ou errando na sua alimentação e rotina diária. Doenças do coração são silenciosas e podem ser fatais.  Não custa cuidar bem dele, não é mesmo???

 


Voltar
Ao navegar neste site está ciente de nossa Política de Privacidade.
Concordo