05/03 | Romantização da Obesidade?

Por:
Alice Menin

    Escrevi esse texto ontem, no dia da obesidade e quis dividir com vcs!

     Hoje, dia 04 de Março, é o dia mundial da obesidade. O dia perfeito para falarmos de um assunto muito polêmico: a "romantização da obesidade". 

       As pessoas obesas são frequentemente envergonhadas e culpadas pelo "estado em que chegaram", afinal a maioria das pessoas julga e não sabe exatamente o que é a obesidade -incluindo alguns membros da área da saúde! 

    “Tá, Alice, mas o que de fato é a obesidade?”

     Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) é o excesso de gordura corporal, podendo ser medido pelo Índice de Massa Corporal (IMC) {sendo 18,5 a 24,9kg/m² o normal, (abaixo disso magreza); de 25 a 39,9kg/m² sobrepeso; de 30 a 34,9 kg/m² obesidade grau I; entre 35 e 39,9 kg/m² obesidade grau II; e acima de 40 kg/m² obesidade grau III, também conhecida como mórbida;}. 

    A Obesidade é uma doença crônica que tem causas profundas e complexas como fatores dietéticos, estilo de vida, genéticos, psicológicos, socioculturais, econômicos e ambientais. 

    “Isso significa que todo obeso não é saudável e corre risco de morte?” 
    Não! A obesidade mais grave é a de grau III, mas claro que junto com outras doenças todos os graus ficam mais perigosos sim! Vale lembrar que nenhum organismo é igual e que doenças não atingem apenas pessoas gordas.

    "Mas Alice, você não é uma pessoa da área da saúde, por que está falando sobre tudo isso?"  Por viver isso e saber que devido aos preconceitos, as pessoas gordas se fecham em seus mundinhos, afinal, em tudo que fazem recebem julgamentos maledicentes e, com isso têm aumentado seus problemas psicológicos e, por fim, o sedentarismo. 

    Finalmente, as pessoas gordas estão tendo a coragem para se expor e incentivar outros a não deixarem se levar pelos preconceitos, elevando a autoestima, mas mais uma vez, mais um julgamento, e passamos a ser “romantizadores da obesidade”.

    Nós não queremos romantizar nada, queremos apenas ter LIBERDADE de fazer o que quiser, comer a comida que a gente gosta; fazer exercício físico sem ser só como punição e focado em emagrecimento, mas sim, por respeito e amor ao seu corpo; Queremos usar aquele cropped lindo ou aquele vestido justinho que está na moda;

    Queremos aproveitar a praia, sentar sem medo ou vergonha... Enfim os gordos só querem PAZ, assim como as pessoas muito magras também a querem... Todas nós estereotipadas, só queremos viver em paz! 

    A vida já é difícil o suficiente, não piore ela se colocando em uma caixa repleta de preconceitos e julgamentos. Tenha mais empatia! 

  E você amiga, gordinha, coloque a sua liberdade e o seu livre-arbítrio em primeiro lugar e vá ser feliz. Seu peso não te define.


Voltar
Ao navegar neste site está ciente de nossa Política de Privacidade.
Concordo