18/02 | Trombofilia e Infertilidade

Por:
Dr. Rafael Lazarotto

     Um anseio, medo e atrevo até dizer um grande pavor é o que as mulheres desenvolvem quando se fala em trombofilia! Doença modal? Não! Uma condição extremamente comum e pouco valorizada, pouco conhecida e pouco manejada entre uma parcela considerável dos médicos!

    Vamos conhecer um pouco sobre ela?

     A trombofilia é uma condição médica que pode ser hereditária ou adquirida ao longo da vida que culmina com a formação de trombos ou coágulos.

    Tudo em medicina baseia-se em identificação de fatores que possam causar as condições, sendo elas, obesidade, imobilizações prolongadas, tabagismo, idade avançada, diabetes, pressão alta...

    Uma nota importante é que seja  as hereditárias ou adquiridas elas irão desequilibrar o sistema de coagulação, causando a condição de trombose.

   Mas é uma doença que eu consigo prever? Posso tentar saber se tenho?

    Então vamos lá! Existem critérios para investigação! Não é uma investigação barata e nem liberada por alguns planos de saúde! Fiquem de olho! Sendo assim ela deve ser investigada quando na família tenha algum caso de trombofilia, ou em familiares de primeiro grau. A forma de avaliação é clinica (através de uma entrevista) onde visa-se conhecer a mulher em sua integralidade e um suporte laboratorial!

     As mais comumente investigadas: Deficiência de Antitrombina, proteína C, proteína S, ou de mutações de fatores de coagulação (como o Fator V Leiden e mutação no gene da protrombina. Busca de síndrome de anticorpo antifosfolipide (Anticoagulante lúpico, Anti-beta 2 glicoproteína)

    Uma outra informação importante é que a gravidez aumenta a chance de eventos trombóticos! Por isso, no decorrer da gestação e durante o pós-parto há maior probabilidade para que a trombose se desenvolva e, assim, sendo seguir as orientações do seu obstetra é super importante!

    Embora as alterações trombofílicas hereditárias sejam prevalentes, a maioria das pacientes que tem essa condição permanecem assintomáticas. A investigação de rotina é recomendada apenas para mulheres que possuam histórico de tromboembolismo venoso hereditário.  E nesse caso o tratamento é feito com profilaxia com anticoagulantes durante a gravidez.

   Ficou alguma dúvida? Agenda uma consulta!

   Aguardamos sua visita! 

   Telefone: 46 3225-0203 / Whats: 46 9 9971-3503

 


Voltar
Ao navegar neste site está ciente de nossa Política de Privacidade.
Concordo