01/02 | Rotina Skincare

Por:
Carolina Biscaia Carminatti

Rotina Skincare

Comece a cuidar da sua pele!

O termo "skincare" nada mais é que a tradução literal do inglês de "cuidados com a pele", que vem sendo usado no Brasil e outros países para denominar a rotina, os passos e os produtos usados no cuidado diário com a pele - pela manhã e pela noite. Para garantir a eficácia e segurança da sua rotina de skincare, é essencial investir em dermocosméticos indicados, especialmente, para sua pele, por um profissional médico dermatologista.

Não existe uma idade certa para começar a cuidar da pele. Nós, dermatologistas, indicamos que este cuidado deve ser feito o quanto antes para prevenir os sinais do envelhecimento precoce. Mas, se você pretende iniciar uma rotina de skincare agora e não sabe muito bem por onde começar ou em quais produtos investir, calma, que eu estou aqui para te ajudar a ficar mais linda (o) do que já é!

Qual é a melhor idade para começar a cuidar pele?

Muita gente começa a cuidar da pele ainda na adolescência, logo na fase da puberdade, por conta da acne. Outras pessoas iniciam esse cuidado somente quando começam a notar os primeiros sinais de envelhecimento na pele, sejam manchas, rugas ou flacidez. Entretanto, o ideal é que a rotina de skincare se inicie antes dos 20 anos, momento em que a produção de colágeno começa a diminuir.

1º Passo

Invista em um cuidado de limpeza adequado para a sua pele

Lavar o rosto é o primeiro passo para ter uma pele mais bonita e saudável. Praticando esse cuidado todos os dias, de manhã e à noite, é possível evitar o acúmulo de oleosidade, bactérias, sujeira, resíduos e, consequentemente, a obstrução dos poros que pode levar à formação de cravos e espinhas (acne). Além disso, a falta de higiene também pode deixar seu rosto irritado e sensível. Neste caso, o ideal é investir em um produto específico de acordo com as características da sua pele, sempre indicado por sua médica dermatologista.

2º Passo

Antioxidantes tópicos

Não sabe por onde começar para tratar a pele? A vitamina C é sempre um bom começo para qualquer tipo de pele. Além de ser antioxidante, ou seja, ajudar a prevenir os sinais do envelhecimento cutâneo, ela ainda dá mais viço para a pele, melhora a sua textura e uniformiza o tom. Mas sempre com muita cautela. A vitamina C deve ser muito bem indicada, não compre qualquer uma, e sim aquela que sua médica dermatologista te indicar. Essa sempre será a melhor opção, além de ser específica para você!

3º Passo

Agora é hora de hidratar!

É neste momento que você devolve a maciez à pele, mantendo a barreira de proteção fortalecida. Use um hidratante facial que ajude a fortalecer essa barreira, aumentando a luminosidade da pele e que ainda controle o excesso de oleosidade. Ativos prebióticos, também são bem-vindos nesta etapa. Para não errar o veículo do hidratante e ficar com a pele "mais oleosa" ou "pouco hidratada", sempre use o hidratante prescrito pela sua dermatologista, ela vai indicar o que se encaixa perfeitamente para você.

4º Passo

Use um protetor solar que se adapte a sua pele

Para fechar com chave de ouro, nada melhor do que aplicar um protetor solar para manter seu rosto seguro contra os danos dos raios ultravioleta. Além do FPS (fator de proteção solar) igual ou acima de 30, de preferência, use produtos que tenham amplo espectro de proteção, protegendo tanto dos raios UVB quanto dos raios UVA, textura agradável, boa absorção e ações que ajudem a tratar e ao mesmo tempo proteger seu tipo de pele.

Se sua pele é oleosa ou mista, sua dermatologista indicará um filtro solar com toque seco e que tenha tecnologia inteligente de controle de oleosidade.

Já se sua pele for seca e normal, sua dermatologista indicará um protetor solar com textura loção fluida e ação hidratante duradoura.

Não se esqueça que é essencial adotar este hábito diariamente, reaplicando 3 vezes ao dia ou mais, mesmo quando vai ficar em locais fechados, como em casa ou no trabalho, ou se estiver com o tempo chuvoso ou nublado. É muito importante lembrar que a "luz visível", como, lâmpadas incandescentes, televisões, computadores, celulares, entre muitos outros aparelhos, liberam a radiação UVA e UVB assim como o sol, e são maléficos como ele, podendo causar cânceres de pele, envelhecimento precoce e piorar quadros de melasma.

Para proteger ainda mais a sua pele, você pode investir em um protetor solar com cor e de alta cobertura, se preferir. Para pacientes com melasma, o filtro solar com cor é o mais indicado, além da praticidade para pacientes que tenham o hábito de usar maquiagem diariamente , é possível agilizar a rotina, já que o produto substitui a base na maquiagem.

5º Passo

À noite, repita a rotina de higiene e aplique um tratamento com retinol antes de dormir

O retinol é um ativo que transforma a sua pele. O ideal é apostar num produto com textura sérum que possua eficácia anti-idade sem comprometer a tolerabilidade, mesmo em peles sensíveis. Cremes e séruns que possuem ácido retinóico (Complexo Retinol), eles podem ser compostos pelo retinol puro ou pelo retinol de liberação progressiva, que ajuda a uniformizar a tonalidade da pele, além de tratar e combater o envelhecimento.

6º Passo

Use produtos específicos para o contorno dos olhos

Como a região das pálpebras é delicada, não utilize produtos que possuam substâncias irritantes e que não sejam dermatologicamente testados. Além disso, os dermocosméticos para essa região devem ser capazes de hidratar e tratar ao mesmo tempo, melhorando o aspecto que você deseja, como,  bolsas, ressecamento, e suavizando linhas de expressão. A dermatologista prescreverá qual o produto é a prioridade para ser a usada na região dos olhos de cada paciente, individualmente.

7º Passo

Aplique um dermocosmético antiflacidez no pescoço e colo

Para diminuir as rugas já existentes e prevenir o aparecimento de novas, a dica é apostar num tratamento que combata a flacidez nessa região, já que esse problema é o responsável pela formação das linhas no pescoço e colo. Aposte nas fórmulas ricas em Pro-Xylane, arginina e serina, substâncias com ação volumizadora e densificadora, permitindo melhorar a firmeza e elasticidade da pele nessa região. Entre estes ativos, a sua dermatologista lhe indicará qual produto é o mais indicado e que lhe trará mais resultados. Ressaltando que, independente do produto que a sua médica lhe prescrever, ao aplicá-lo, os movimentos devem ser sempre ascendentes (de baixo para cima).

Prontinho, rotina de finalizará com sucesso!

Te espero na Dermatto Clínica para montarmos uma rotina skincare específica para as características da sua pele! E o melhor de tudo, leve seus produtos skincare na consulta, porque, muitas vezes, não é necessário prescrever outros produtos, somente organizar os que já possui.


Voltar
Ao navegar neste site está ciente de nossa Política de Privacidade.
Concordo