22/01 | A Toxina Botulínica

Por:
Dra. Carolina Biscaia

A toxina botulínica é uma solução prática e eficaz para quem quer amenizar os efeitos da idade.

Se as pessoas te dão mais idade do que você realmente tem, ou se perguntam por que você está sempre brava ou preocupada, talvez seja a hora de investir na aplicação da toxina botulínica.

Esta substância é capaz de eliminar as rugas e marcas de expressão adquiridas no decorrer da vida. A toxina botulínica pode deixar a pele com aparência mais jovem e mais bonita!

Qual a idade certa para aplicar o Botox? A partir dos 30 anos é a idade mais indicada para iniciar as aplicações do produto, pois menor será a quantidade de rugas.

Você está pensando em fazer uma aplicação de toxina botulínica? Então, continue lendo o texto e conheça mais sobre o assunto para poder se preparar!

 

O que é toxina botulínica tipo A?

A toxina botulínica é uma substância usada em procedimentos estéticos pouco invasivos. Ela é ideal para amenizar os efeitos causados pelo envelhecimento da pele, pois contribui para reduzir as linhas de expressão.

Você já se perguntou onde encontrar a toxina botulínica e onde ela é fabricada?

A toxina botulínica é produzida por uma bactéria nomeada Clostridium Botulinum.

Apesar de ser a mesma bactéria causadora da doença botulismo (uma forma de intoxicação grave), a toxina botulínica não oferece riscos à saúde, isso porquê a substância é purificada e usada em quantidades que não comprometem a segurança do paciente.

Mas, se for aplicada em grandes quantidades, a toxina botulínica pode bloquear os sinais nervosos, causando paralisia generalizada e ocasionando o botulismo.

No entanto, quando falamos sobre a aplicação da toxina botulínica para fins estéticos, a quantidade usada é muito pequena. Por exemplo, o Botox na testa vai bloquear apenas a musculatura subjacente das linhas indesejadas.

 

Para que serve o Botox?

O tratamento com Botox serve para promover o relaxamento da região na qual a aplicação de toxina botulínica foi feita. Por isso que o seu resultado funciona muito bem para tratar as marcas de expressão do rosto.

Com a toxina botulínica é possível eliminar os pés de galinha, as rugas localizadas entre as sobrancelhas e as linhas da testa. Além disso, a substância pode ser aplicada próxima às sobrancelhas, para deixá-las mais arqueadas.

Mas atenção: a aplicação da toxina botulínica não resolve qualquer tipo de ruga.

 

Como funciona o Botox nas rugas?

O Botox é eficaz somente nas rugas do tipo dinâmicas. Já as rugas estáticas, que são aquelas mais profundas, exigem um tratamento de preenchimento com ácido hialurônico.

As rugas dinâmicas são aquelas linhas que surgem ao movimentar os músculos faciais. Então, se você costuma franzir a testa ao se expressar, com o passar do tempo surgirão algumas linhas de expressão.

Quando o Botox é injetado nessas rugas, o produto age como um bloqueador de movimentos, impedindo parcial ou totalmente a contração muscular na região aplicada.

O efeito da toxina botulínica é poderoso, mas temporário.

 

De quanto em quanto tempo é possível aplicar o Botox?

Saber quanto tempo dura o Botox é muito importante para quem deseja aplicar o produto no rosto. Por isso a dica é simples: você vai saber quando o efeito acabou ao analisar que sua musculatura voltou a se contrair. O efeito da aplicação da toxina botulínica dura de 4 a 6 meses. 

Será necessário seguir um intervalo de no mínimo 3 meses na região tratada. Caso contrário, o organismo pode desenvolver uma resistência ao produto. Ou seja, o Botox não fará mais efeito. Mas há algumas questões que influenciam na durabilidade do produto, como a força muscular de cada pessoa, o grau da linha de expressão e a marca utilizada na aplicação.

 

A Allergan é a única e melhor marca de Botox?

A toxina botulínica tipo A é produzida pelo laboratório irlandês da Allergan. Apesar da marca Allergan ser a mais conhecida, há ainda outras marcas que fabricam o produto: Xeomin Botox; Prosigne; Botulift; Dysport; Botox Chinesa.

Na hora de pensar em qual a melhor marca de Botox, um detalhe é fundamental: o produto precisa ter aprovação da ANVISA.

 

Como aplicar o Botox no rosto?

A aplicação da toxina botulínica exige um preparo antes do procedimento. A área deve ser limpa, de preferência com um produto específico à base de álcool. Se o paciente desejar, o médico pode aplicar uma anestesia local. Mas, ao contrário do que muita gente pensa, este tratamento é muito pouco doloroso e, por isso, os pacientes raramente precisam ser anestesiados.

O Botox é diluído em soro fisiológico. Sua aplicação é feita diretamente no músculo por meio de injeções com agulhas ultrafinas. A substância produz um efeito de paralisia temporária.

Antes de aplicar o Botox no rosto, o médico pedirá que você contraia os músculos da face. Depois disso, aplicará pequenas quantidades da toxina botulínica nas áreas que devem ser tratadas. Sem a anestesia, você sentirá uma leve ardência ou queimação no momento do procedimento.

 

Quem pode aplicar o Botox?

Os procedimentos estéticos, como a aplicação da toxina botulínica, devem ser realizados de preferência por médicos, que são os profissionais devidamente qualificados, especializados e experientes na aplicação do Botox. Optar por quem não tem autorização legal pode causar sérios riscos à saúde. Por exemplo, deixar o seu rosto com um efeito artificial, como se estivesse paralisado.

 

Pontos de aplicação da Toxina Botulínica

Os principais pontos do rosto para aplicação do Botox são:

Testa;

Glabela (entre as sobrancelhas);

Lateral dos olhos (pés de galinha);

Raiz do septo nasal, para levantar a ponta do nariz.

 

No caso dos três primeiros locais, quando há uso da substância, a pele fica mais lisa, transmitindo mais jovialidade e eliminando o aspecto bravo ou até mesmo mal-humorado que a pessoa possui.

Lembrando que o resultado ideal é aquele que é tão natural, que quando as pessoas olharem para você, elas notarão que há alguma mudança, mas não saberão dizer ao certo o que é.

Ressaltamos, também, que os efeitos surgem rápido, mas não imediatamente. Por isso, se você possui um grande evento e quer estar bonita nele, procure realizar a aplicação pelo menos duas semanas antes.

 

Tem como remover Botox?

E se houver alguma alteração depois da aplicação da toxina botulínica? Tem como remover o Botox que deu errado? Com certeza, esse é um assunto que te interessa muito, né?

O médico vai precisar fazer uma drenagem linfática na região. Para isso, ele pode usar um aparelho de fototerapia, já que o laser provocará a vasodilatação no local, aumentando o fluxo sanguíneo e favorecendo a eliminação da toxina do metabolismo.

 

Os benefícios da Toxina Botulínica

Embora os efeitos da toxina botulínica sejam temporários, a aplicação é uma ótima saída para manter a pele mais jovem.

Mas, se preocupe sempre em escolher um profissional experiente para aplicar o produto. E, além disso, uma clínica em que você confia e tem certeza que não vai adulterar a substância.

Você acredita que existem lugares que colocam água na toxina botulínica para render mais? Só que essa pequena alteração vai impactar na duração do efeito do produto na sua pele.

 

Deseja saber mais sobre a toxina botulínica? Entre em contato com a Dra. Carolina Biscaia! 

CRM-PR 37837

Instagram: @dracarolinabiscaia 

Localização: R. Silvio Vidal, 175 - Sala 302 - Centro, Pato Branco - PR

 


Voltar
Ao navegar neste site está ciente de nossa Política de Privacidade.
Concordo