30/05 | Refrigerante e práticas esportivas, pode?

Refrigerante e práticas esportivas, pode?

A pergunta que está rolando nos consultórios de nutrição esportiva funcional é:

"Na hora em que eu precisar de um estímulo a mais para dar aquele up, posso tomar um refrigerante de cola?". Não, né?

Refrigerante não ajuda em absolutamente nada, só tem ação contrária.

Alguns atletas amadores de endurance ainda acreditam que podem consumir qualquer tipo de alimento, pois o esporte que praticam se encarregará de gastar tudo. A manutenção da saúde é fator primordial para uma boa performance no esporte, seja ele qual for. E como regra geral, já podemos elencar alguns bons motivos para você tirar de vez o refrigerante da sua vida.

Envelhecimento precoce

Todos os refrigerantes possuem ácido fosfórico, que pode gerar problemas cardíacos, renais, perda muscular e osteoporose, além de ser uma substância que gera o estresse oxidativo, provocando diversos problemas de saúde, envelhecimento precoce e aceleração dos tecidos corporais.

Produto altamente cancerígeno

O corante artificial caramelo é largamente utilizado na fabricação dos refrigerantes de cor escura. Esse corante contém uma substância considerada altamente cancerígena, a 4-metilimidazol, sua concentração em nosso corpo deve ser de 16mcg/dia. Uma lata de 350ml de refrigerante de cola tem sozinha quase 90mcg.

Alteração de microbiota intestinal e inflamação

O consumo de refrigerantes gera alteração da microbiota intestinal (bactérias que vivem em nosso intestino e são necessárias e responsáveis pelo processo de digestão) que é considerada uma barreira de proteção a tudo o que entra no nosso organismo através do aparelho digestivo.

Além disso, os refrigerantes são artificialmente gaseificados, o que, durante a realização de atividades físicas, aumenta a chance de engasgos e a produção de flatulência (gases), podendo gerar cólicas gástricas (dores próximas das costelas) e intestinais, sensação de estufamento, inchaço, dores abdominais e desconforto.

“Mas e a cafeína do refrigerante? Ela me faz sentir melhor!”

Bem, a cafeína é uma substância adrenérgica que aumenta foco e concentração, agindo diretamente no sistema nervoso central (SNC). Durante a atividade física há liberação constante de adrenalina pela medula da glândula suprarrenal, gerando diversas adaptações ao estresse do exercício e, ainda, estimulando a quebra de glicogênio muscular (substrato energético tão precioso em atividades longas). Ao colocar cafeína de forma aleatória e descontrolada no seu intratreino pode haver um hiperestímulo de liberação de adrenalina, piorando a exaustão.

Quando os efeitos sensitivos instantâneos da cafeína passarem, justamente pela aceleração da quebra do glicogênio muscular e pelo aumento da gliconeogênese na produção de energia, há uma interferência, não só na performance durante a competição, como na recuperação muscular do pós-atividade, gerando prostração pós-treino e fadiga excessiva.

O fato é que há uma série de bebidas muito mais saudáveis e uma infinidade de suplementos específicos para a prática esportiva que podem ser prescritos pelo nutricionista e testados na temporada de treinos. Não há nenhuma necessidade do uso de bebidas artificiais como os refrigerantes. Pelo contrário, em prol da saúde, esta prática precisa ser abolida.

Vale ressaltar que existem vários produtos e bebidas esportivas desenvolvidos pela indústria exclusivamente para a prática de esportes e que, os mesmos, precisam ser prescritos por um profissional capacitado, capaz de explicar os possíveis efeitos adversos e as melhores opções de acordo com as suas reais necessidades e adaptações.

Pense nisso e pratique suas atividades com mais saúde. Bons treinos!

Fonte: Globo Esporte

 

 


Voltar
Ao navegar neste site está ciente de nossa Política de Privacidade.
Concordo